terça-feira, 11 de maio de 2010

OAB recebe visita de Defensores da União



Presidente recebe a visita de dirigentes indígenas

O presidente da 4a. Subseção da OAB/MS de Dourados, Dr. Cesar Augusto Rasslan Câmara recebeu a visita de uma comitiva de defensores Públicos da União, acompanhado do presidente da Federação Indígena Brasileira, Professor Alfredo da Silva Wapixana, que também é assessor especial da Presidência da República.

Eles vieram conhecer as Aldeias Panambizinho, Lagoa Rica, Bororó e os acampados de Rio Brilhante. Fizeram uma levantamento para direcionar as politicas públicas em pról dos Povos Indígenas dessa região.

Atualmente, por meio do Projeto Dourados, a Defensoria Pública da União - DPU presta assistência jurídica gratuita às comunidades do município de Dourados. E, juntamente com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), a Instituição discute propostas que visam auxílio e orientação à população indígena.

Esse é um trabalho técnico que quer descobrir como esta a situação da cada índio junto ao INSS, para fins de seguro saúde e de aposentadoria, verificar os convênios de curso junto a UFGD e outros. Quando a OAB de Dourados esperam uma parceria de apoio às ações a serem desenvolvidas.

Para o presidente da 4a. Subseção da OAB de Dourados, Dr. Cesar Augusto Rasslan Câmara, que se fez acompanhar na reunião da Secretária da entidade, Dra Luzia Hirata e o presidente da Comissão de Direito Arbitral, Dr. Paulo Nemirovski, esse tipo de ação é muito importante para boa convivência com os povos indigenas.

A OAB será sempre parceira de ações de defesa dos índios, declarou enaltecendo a existência nos quadros de associados o advogado índio Wilson Matos da Silva, presente à reunião como representante do Conselho das Federações Indigenas do MS. Essa entidade é uma organização indígena brasileira, criada EM 10 de setembro de 2009, para atuar na defesa da economia e do empreendedorismo indígena.