segunda-feira, 16 de agosto de 2010

OAB prepara advogado para processo digital

A 4a. Subseção da OAB/MS de Dourados realiza nesta terça-feira (17-08), a palestra "Direito Eletrônico e Processo Digital" com Leopoldo Lopes, advogado de Campo Grande, presidente da Comissão de Direito Eletrônico da OAB/MS. Na quarta-feira(18-08), a partir das 08:30h, técnicos do setor de informática do TJMS, farão prática em computadores e tirarão duvidas a respeito da operacionalização do sistema. Ocorre que a partir de outubro todos os processos em tramitação na Justiça do Mato Grosso do Sul passarão a ser digitalizados, ou seja, serão manipulados apenas através do computador ligado na internet.
 
Esse novo procedimento, além da economia de papel, ecologicamente correto, passa a exigir de todos os profissionais um conhecimento da tecnologia, disse o presidente da 4a. Subseção da OAB/MS de Dourados, Dr. Cesar Augusto Rasslan Câmara. O advogado precisa se preparar para esse momento, inclusive informatizando o escritório, acrescentou.
 
O sistema é fácil de operar, mas o Advogado precisa de um treinamento, para que se sinta seguro na hora de enviar uma petição e documentos, em especial sobre obediência de prazos. Na visita ao TJMS, realizada no final do mês de julho,  em contato com o Dr. Marcelo Câmara Rasslan Juiz assessor da Presidência e com os técnicos de informática Miele e Conceição, verificou-se a mesma preocupação para os Desembargadores, Juízes e pessoal dos foruns que estão sendo treinados intensamente. Na Alemanha, os processos são digitalizado há mais de uma década, exemplicou Dr. Cesar. Em Dourados os Juizados Especiais já operam no sistema de processos digitais. Os recursos e respectivos processos em trâmite no TJMS já estão sendo digitalizados. Até o final de 2011 todos os processos no Estado estarão no sistema digital, conforme informação da assessoria do Tribunal.