sábado, 27 de setembro de 2014

Comissão do Processo Eletrônico da OAB/MS 4a Subseção acompanha procedimento de lacração das urnas



  Essa semana a Comissão do Processo Eletrônico da 4a Subseção participou do procedimento 
de lacração das das urnas eletrônicas. A presidente, Dra. Maristela Walz, junto com o Juiz Dr. 
Lucio e o representante do Ministério Público, Dr. Ricardo Rotuno estiveram presentes na abertura da Lacração das Urnas Eletrônicas.

  O sistema de urna eletrônica é uma tecnologia brasileira, com sistema de captação de dados e memorização. Tem como finalidade apurar os votos e evitar fraude, sendo comprovados em 18 anos de uso. A presença da Comissão foi de importância na inserção de dados dos candidatos, funcionamento da urna e lacre.

  Foram dois dias de Lacração das Urnas, com participação dos outros representantes da 
Comissão. As urnas lacradas foram das cidades de Dourados e Itaporã. Na ocasião foram relatados dados importantes como o aumento do número de eleitores de 4,5% do ano de 2010 para esse ano de eleições. Serão distribuídas entre Dourados e Itaporã 550 urnas eletrônicas.

   O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) está disponibilizando em seu site http://www.tse.jus.br simulação de votos, para que os novos eleitores possam se habituar, conhecendo a maneira de votar, integrando a população dentro da política e servindo como incentivo para fazer diferença. 

  Segundo a Dra. Maristela Walz, o procedimento garante uma “sensação de segurança, pois não tem como ser violado’’, passando confiança tanto para quem vai votar pela primeira vez e aos eleitores mais experientes.