terça-feira, 23 de setembro de 2014

OAB/MS 4ª Subseção participa do projeto limpeza no córrego Laranja Doce



     Domingo dia 21, foi comemorado o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Oceanos e o Dia da Árvore, o evento que foi organizado pela Justiça Federal, encabeçado pelo Juiz Federal Dr. Moises Anderson Costa Rodrigues da Silva e o servidor Paulo Henrique Borges Benitez, juntamente com Paulo Guilherme, conhecido como Pingüim, representante da entidade Divers for Sharks, contando ainda com o apoio da PEM-Patrulha Educativa Mirim da Escola Imaculada Conceição, da OAB/MS 4ª Subseção, Universidades e outras entidades.
   O evento aconteceu no parque do 3º Plano, levando limpeza ao córrego Laranja Doce, que está degradado. Paulo Henrique Borges Benitez disse. ‘’O intuito do evento é agregar o maior número de pessoas com um único objetivo que é a preservação da natureza’’. O projeto de limpeza no córrego teve a iniciativa dos professores da UEMS (Universidade Estadual Mato Grosso do Sul), Laércio e Elaine Louvaq e já faz dois anos que estão trabalhando nessa área, objetivando sempre angariar mais instituições parceiras, bem como despertar o interesse da população voluntariando em prol dessa ação.
   Tem se que o envolvimento do Poder Judiciário foi de suma importância, buscando a atenção e participação da população Douradense, elogiando ainda as  instituições  que abraçaram a causa e ajudaram no evento. Destaca-se a  participação da Comissão de Direitos Ambientais da 4ª Subseção da OAB/MS que  juntamente com o IMAM (Instituto do Meio Ambiente de Dourados), distribuíram cartilhas de educação ambiental, enquanto outras entidades ministraram palestras, e divulgaram resultado de suas pesquisas.
    Perguntado ao Juiz Federal Moisés Anderson Costa Rodrigues da Silva o que achou da iniciativa, assim respondeu: ‘’ Acho extraordinário, essa preocupação ambiental tem que ser nutrida, cultivada diariamente, mas já que não podemos comemorar todos os dias, o dia do meio ambiente, temos esses eventos que a sociedade já definiu como dia de conservação de rios e matas, enfim a gente pelo menos tem que comemorar alguns dias. ‘’
   Assim se manifestou Pingüim sobre o projeto no córrego e regiões: ‘’ então o interesse para mim foi total, e biologicamente a ligação é clara, não tem como não falar de um rio e não falar do oceano, então para mim foi uma grata satisfação, vim, e um motivo obvio que é falar de preservação ambiental. Já comecei a conversar com a Justiça Federal para organizar-mos para o ano que vem, a realização de um evento maior, criando vários micros eventos em cidades ao redor, expandindo cada vez mais. ’’
    Dr. José Braga, presidente da Comissão de Direito Ambiental da 4ª Subseção, afirmou que: ‘’Iniciativas excelentes distribuíram cartilhas junto com o IMAM e são eventos como esse que vão difundindo a cultura de preservação ambiental, e fazer com que crianças que participaram sejam adultos conscientes’’.

    Com satisfação a OAB/MS 4ª Subseção, participou apoiando ao projeto, ajudando na divulgação, sendo que através de tais ações, se conseguirá maior conscientização das pessoas e consequentemente o desenvolvimento da nossa cidade.