segunda-feira, 8 de outubro de 2012

4ª Subseção da OAB/MS apoia as recomendações da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude


Foi recebido na 4ª Subseção da OAB/MS, na data de hoje (08/10/12), o ofício encaminhado pela Promotora de Justiça da Infância e Juventude Dra. Fabrícia Barbosa Lima, o qual a ilustríssima Promotora expediu recomendações à Direção da UNEI Laranja Doce em Dourados-MS, versando sobre o banho de sol, atividades fora do alojamento e frequência dos internos às aulas.
No ofício a promotora de justiça cita o Art. 97 do ECA,  e diz que o não cumprimento do Art. 94 do ECA poderá ensejar até mesmo afastamento do dirigente da entidade, sem prejuízo da responsabilidade civil e criminal.
As recomendações da promotora à UNEI foram ao sentido de viabilizar diariamente pelo menos 30 minutos de banho de sol a todos os internos, podendo neste período haver o desenvolvimento de atividades fora do alojamento (esportivas, de lazer, profissionalização, culturais, etc.), tendo em vista que muitos internos encontram-se com doenças de pele e outras em decorrência do tratamento que vem lhes sendo dispensado na UNEI. Recomendou ainda, a frequência dos internos às aulas regulares.
Segundo o Presidente da 4ª Subseção da OAB/MS Dr. Cesar Augusto Rasslan Câmara e o Presidente da Comissão dos Direitos Humanos da 4ª Subseção da OAB/MS Dr. João Arnar Ribeiro, todas as recomendações contidas no ofício encaminhado pela Promotora de Justiça são de total apoio da OAB, tendo em vista que já foram recebidas diversas reclamações ao tratamento dos internos da UNEI. E esta Subseção vem trabalhando incansavelmente em conjunto com a promotoria de justiça e juízo da infância e juventude para manter o princípio da dignidade humana e o cumprimento da tão importante Constituição Federal.
Ressaltou ainda o Dr. Cesar Câmara que, “Esta Subseção, por meio de todos os Membros da CDH (Comissão dos Direitos Humanos) faz vistorias constantes à UNEI, PHAC, Delegacias, etc. E vamos lutar para que as recomendações da Ilustríssima Promotora de Justiça sejam atendidas”. Confira o teor do ofício recebido, na íntegra: