No Brasil o trânsito produz aproximadamente 40.000 mortes e 350.000 feridos por ano. Números tão alarmantes têm despertado, cada vez mais, a necessidade de uma reformulação de nossas políticas de trânsito e da abordagem jurídica que se dá às infrações que colocam em risco a vida de todos nós que, diariamente, fazemos uso do trânsito.
A Polícia Rodoviária Federal, o Ministério da Justiça e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através do DETRAN-MS e da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/MS, estão promovendo o ENCONTRO NACIONAL DE SEGURANÇA E CRIMES DE TRÂNSITO da sociedade civil, com a participação de diversas autoridades de trânsito e juristas do Direito, visando o debate e a busca de soluções que possam ser implementadas para fazer frente a esse flagelo que assola nossa sociedade.
A semana de atividades contará com a presença do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, com palestras realizadas pelo Procurador de Justiça e Deputado pelo Estado de São Paulo, Fernando Capez, pelo renomado doutrinador de Direito Penal, Luís Flávio Gomes e pela doutora em Psicologia do Trânsito Andrea Santos Nascimento. Também haverá uma Caminhada pela Paz no Trânsito e Audiência Pública sobre crimes de trânsito.
Este é o momento da sociedade participar com propostas efetivas para a melhoria do trânsito em nosso país. A Caminhada Pela Paz no Trânsito terá a participação de todas as instituições envolvidas no Encontro Nacional de Segurança e Crimes de Trânsito, e será coordenada pela CIPTRAN e AGETRAN.
A Audiência Pública Sobre Crimes de Trânsito será realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e terá a participação dos diversos segmentos relacionados ao tema. Estão convidados gestores da saúde, educação, transporte, estudantes, profissionais do volante, ciclistas e motociclistas em geral, pedestres, organizações não-governamentais entre outros, e será coordenada pela Secretaria de Segurança Pública.
Durante dois dias do evento, acontecerá também o Seminário Nacional de Prevenção e Redução de Acidentes de Trânsito, que tem como meta discutir com a sociedade as bases para a elaboração do plano nacional de prevenção e redução de acidentes, sendo indispensável a participação dos profissionais da área do transporte (empregados e empregadores), profissionais da saúde, universitários, profissionais do direito, professores, jornalistas e toda a sociedade civil.
A abertura do Seminário Nacional de Prevenção e Redução de acidentes acontecerá no Centro de Convenções "Rubens Gil de Camilo", no Parque dos Poderes.