Dourados recebeu o lançamento do Plano de Valorização do Jovem Advogado na noite dessa quarta-feira (11). O programa contempla ações em favor dos profissionais em início de carreira e já está em andamento. O ato aconteceu na sede da Subseção e contou com a participação da diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS), da Subseção e dos conselheiros estaduais.
Liderado pelo Conselho Federal da OAB, o projeto será lançado em todas as Seccionais do País. Em Campo Grande, o Plano foi lançado na terça-feira, ocasião em que foi anunciado pelo presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, a criação do Conselho Jovem, que reunirá 32 jovens conselheiros titulares e 32 suplentes. “É uma instância criada para fomentar o debate em torno das demandas mais urgentes para os novos advogados”, explica. Os temas discutidos no Conselho Jovem serão levados para análise do Conselho Estadual. “Essa inovação dá voz aos jovens profissionais, permitindo a ampla participação deles nas ações corporativas e institucionais da OAB/MS”, ressalta.
O Conselho Jovem é apenas uma das ações previstas no Plano de Valorização do Jovem Advogado. A iniciativa, liderada pelo Conselho Federal da OAB, tem o objetivo de institucionalizar ações e projetos em favor do novo advogado, transformando a valorização dos profissionais em políticas permanentes. Diversas ações já terão início imediato, dentre elas, o Diagnóstico do Novo Advogado (DNA), que consiste em um levantamento dos principais problemas enfrentados pelos jovens profissionais no mercado sul-mato-grossense.
As ações incluem ainda a implementação do piso salarial por meio de Lei Estadual, curso preparatório para o exercício da advocacia, curso de formação de palestrantes, projeto de inserção no mercado de trabalho e uma ouvidoria. Eduardo Brandão, presidente da Comissão e membro consultor da Comissão Nacional de Apoio ao Advogado em Início de Carreira, comemorou a instituição. “Somos o presente e o futuro da advocacia. As ações que efetivamos hoje resultarão em avanços na prática advocatícia”, defendeu Brandão.
Os jovens advogados contarão também com o Manual do Novo Advogado, com orientações sobre a prática jurídica. Elaborada pelos membros da Comissão do Novo Advogado, a cartilha, impressa por meio de uma parceria com a Promad, será distribuída gratuitamente para todos os 4500 advogados do Estado. Em formato digital, o Manual já pode ser consultado no site da OAB/MS.
Acompanharam o lançamento do Plano de Valorização do Jovem Advogado o secretário-geral, Lázaro José Gomes Júnior, o secretário-geral adjunto, Victor Jorge Matos e presidente da Subseção de Dourados, Felipe Cazuo Azuma, e os conselheiros estaduais da OAB/MS. A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS), Denise Tiosso e membros da Comissão do Novo Advogado e Acadêmico de Direito (CONAED) e da Comissão de Apoio ao Advogado Recém-Ingresso (CAARI) também estiveram presentes