O Presidente da 4ª Subseção da OAB/MS, Dr. Cesar Augusto Rasslan Câmara esteve em reunião esta manhã (17-01) com a Sra. Danizete Capilé Cunha, que é Secretária Executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescentes e da Casa dos Conselhos da Prefeitura de Dourados, e o Sr. Rogério Lourenço que é Coordenador da Casa dos Conselhos, e Sra. Regina Bortolanza, Coordenadora do Projeto Bons Vizinhos, o qual é apadrinhado pela Sociedade Beneficente Orvalho de Hermon, cujo Presidente Sr. Nelson Lemes Gusmão foi representado pelo Presidente da 4ª Subseção da OAB/MS, Cesar Augusto Rasslan Câmara.
Na reunião foi tratado sobre as atividades desenvolvidas pelo Projeto Bons Vizinhos, que no ano de 2011 atendeu a 221 crianças de 22 bairros de Dourados em atividades múltiplas na Escola Armando Campos Belo, atendendo a mais de 80 famílias. O projeto desenvolve atividades de reforço escolar, atividades lúdicas, de brincadeiras, esportes, assistências social, psicológica para alunos, para membros da família (pais) e ainda com orientações sobre saúde, educação, gravidez precoce, combate a drogas, mini cursos de trabalhos manuais e artes para melhoria de condições de vida e várias outras atividades.
O projeto recebe auxílio de funcionários da Caixa Econômica Federal (onde tudo começou pela ideia de Ivani, Cícero e Raul), da 4ª Subseção da OAB/MS, da Unigran por meio de seu Curso de Educação Física e outros, da Seara Alimentos, da Mesa Brasil, da Sociedade Beneficente (hoje mantenedora), Amigos Solidários e de várias pessoas que prestam seus serviços de forma gratuita à causa. O Projeto, nos moldes que hoje se desenvolve, foi elaborado pela Assistente Social Regina Bortolanza, que é a Coordenadora.
Na reunião tratou-se ainda das intenções de atividades par o ano de 2012, que se pretende dar início com o ano letivo das escolas municipais. “Queremos, ainda, ver a possibilidade de firmar convênios e parcerias dentro dos programas sócias e de educação que o Poder Público Federal, Estadual e Municipal possuem e que sejam consonantes com o Projeto Bons Vizinhos, a fim de dar maior assistência, de aprimorar as atividades e de encampar maior número de famílias e de menores. O Projeto foi elaborado para tratar de crianças até 16 anos, e de manter apoio psicossocial às famílias, desenvolvendo o “empoderamento” das pessoas, demonstrando que com trabalho e dedicação se consegue uma vida digna, melhor”, disse Regina Bortolanza. “O Projeto recebeu e recebe apoio da Presidência da OAB em Dourados, e da Sociedade Beneficente Orvalho de Hermon, e de outras instituições, e a ideia é de futuramente esse Projeto ser desenvolvido em várias regiões da cidade, sempre com aprimoramento”, disse O Presidente da 4ª Subseção da OAB/MS, Dr. Cesar. “Esperamos a continuidade do apoio das Instituições e das pessoas que sempre estiveram à frente do Projeto. Que continue a participação dos alunos, e das famílias, nesse trabalho conjunto em prol de crianças melhores e de cidadãos melhores e de famílias mais estruturadas”, disse Regina Bortolanza.
“O trabalho da Regina é de suma importância, é exemplo que deve ser seguido e aplaudido, de desprendimento, de competência e de seriedade, sem qualquer cunho político, mas especialmente social, de amor à causa, de fé e esperança em uma sociedade melhor, com cidadãos melhores, mais conscientes de seus direitos e de seus deveres. Continuaremos com o apoio irrestrito ao Projeto, na OAB e na Sociedade Beneficente Orvalho de Hermon”, arrematou o Presidente da 4ª Subseção da OAB/MS, Dr. Cesar Augusto Rasslan Câmara, que representou também o Presidente da Sociedade Beneficente Orvalho de Hermon.
Será exposta matéria, em preparação, sobre a história do Projeto no blog da 4ª Subseção da OAB/MS, endereço oabdourados.blogspot.com