quinta-feira, 26 de março de 2015

PRESIDENTES DE COMISSÕES DA OAB/DOURADOS ATUAM EM FAVOR DOS ADVOGADOS





A OAB/DOURADOS, por meio de seu presidente e por meio dos presidentes de suas comissões, atuou intensamente esses dias em favor das prerrogativas dos advogados, tanto de Dourados quanto da região que precisavam ir à PED (Penitenciária Estadual de Dourados) ter contato com seus clientes, conforme lhes assegura a lei.
O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Mato Grosso do Sul, visando a várias reivindicações perante o Governo do Estado, deflagrou uma operação padrão nos estabelecimentos penais, que ficou conhecida como “operação tartaruga”. Uma das consequências acabou por dificultar a atuação dos advogados criminalistas, em especial na Penitenciária Estadual de Dourados – PED (antiga PHAC), restringindo as prerrogativas previstas do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil de ter contato com seus clientes. 
Assim, vários advogados foram prejudicados, violando o direito de defesa dos clientes que se encontram encarcerados. Por isso, a OAB, através do presidente da 4ª Subseção/Dourados, Felipe Azuma, encetou diversas ações com a finalidade de normalizar a atuação dos advogados, tendo feito, inclusive, reunião e requerimentos ao Secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Silvio Maluf, bem como ao Superintendente de Segurança 
Pública do MS, Dr. Antônio Carlos Videira.             
 Dando continuidade às ações a fim de garantir a atuação e prerrogativas dos advogados, o presidente da Comissão dos Advogados Criminalistas, Fernando Bonfim Duque Estrada, o presidente da Comissão dos Direitos Humanos, Márcio Fortini e o presidente da Comissão das Prerrogativas dos Advogados, Luciano Borges, em conjunto, estiveram em reunião com o Diretor da Penitenciária de Dourados – PED, Joel Rodrigues Ferreira, o qual assegurou aos Presidentes das Comissões que a operação padrão havia se encerrado, sendo certo que o atendimento dos advogados estava sendo normalizado.  Além disso, o Diretor da PED também assegurou que não há limitação de atendimento de clientes por advogado, devendo ser observadas apenas as normas de segurança, além de que os advogados poderão entrar na PED sem limitação, onde aguardarão os atendimentos na sala de espera. Também foi feito o compromisso pelo Diretor de melhorar as condições da sala de atendimento, sendo que a primeira conquista das Comissões foi à colocação de ar condicionado na sala, que será instalado pelo Diretor da PED.