quarta-feira, 1 de agosto de 2012

REVITALIZAÇÃO DA AV. GUAICURUS – MOVIMENTO SOCIAL


Hoje (01-08) às 09:00h aconteceu reunião na 4ª Subseção da OAB/MS sobre o projeto de Revitalização da Av. Guaicurus, acesso aos campus da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Exército, e Aeroporto de Dourados.
Estiveram presentes na reunião os seguintes membros da Comissão formada por várias entidades da sociedade civil organizada: Dr. Cesar Augusto Rasslan Câmara, Presidente da 4ª Subseção da OAB/MS; Sr. Franz Maciel Mendes, Presidente do Sindicato da UFGD; vereador Elias Ishy de Mattos; André Mazini, representante do Reitor da UEMS; Professora Roseli Rocha, Vice-Presidente da Associação dos Docentes da UEMS (ADUEMS); Professor Alberny Alves Ferreira, membro da ADUEMS; Gleice JaneBarbosa, representante do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (SIMTED); e Dr. Arnaldo Rodrigues Junior, representando a Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED). Foram convidadas todas as demais entidades participantes da Comissão em prol da “duplicação”/ revitalização da Av. Guaicurus.
O assunto tratado foi sobre a reunião realizada na segunda-feira (30-07) na AGESUL, em campo Grande, com o Diretor-Presidente da AGESUL, Sr. Hélio Yudi Komiyama, onde estiveram presentes o Dr. Cesar Augusto Rasslan Câmara, Presidente da 4ª Subseção da OAB/MS, Sr. Franz Maciel Mendes, Representante da UFGD, Vereador Elias Ishy de Mattos e o Sr. Ronaldo Ferreira Ramos, Presidente do Comitê Popular de Cidadania.
O Sr. Franz Mendes e vereador Elias Ishy e com intervenção do Presidente da 4ª Subseção da OAB/MS, Cesar Rasslan Câmara, explicaram sobre a reunião realizada, como segue.
O projeto anterior da AGESUL para a duplicação/revitalização da Av. Guaicurus ficou orçado em mais de R$ 30.000.00,00 (trinta milhões de reais), e que esse valor estaria dentro de um pacote de recursos de R$ 800.000.000,00 (oitocentos milhões de reais) do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) do qual seria utilizado para vários projetos do Estado.
Porém, o projeto será revisto dentro dos anseios da Comissão de Dourados, reavaliando desenhos, em especial pela retirada da ciclovia projetada no meio das vias em espaço próprio, a fim de ser inserida à margem da Av. Guaicurus, dando mais segurança aos usuários, e pista exclusiva de ônibus. Também primando pela segurança, estudo de implantação de área carroçável, além da pista de rolamento e ciclovia, a fim de atender a usuários de veículos de tração animal e outros, que usam da Av. Guaicurus para acesso a aldeia indígena, Cerrito e Picadinha, além do CTG em eventos que possa realizar. Além de outras reivindicações, como o viaduto ou outra obra similar na rotatória no encontro da Av. Guaicurus com a Perimetral, lutar para que se possa deixar espaço ao lado da Av. Guaicurus para ser utilizada em instrumentos futuros, como por exemplo, metrô de superfície, cuja viabilidade de instalação poderia ser estudada com participação de grandes empresas nacionais e multinacionais e primando pelo meio ambiente.
Ainda, um acesso secundário para UFGD e UEMS, pela via da Picadinha, até 300,00m à frente da rotatória atual de acesso ao Aeroporto, UFGD e UEMS, o que daria maior segurança e dinâmica à entrada e saída dos campus da UEMS e UFGD. Essas as colocações à AGESUL, tendo pedido reunião em Dourados a fim de que os demais membros da Comissão e da sociedade sejam ouvidos, além de visitação na Av. Guaicurus, discutindo pontos relevantes.  
Os demais presentes na reunião de hoje (01-08) se manifestaram também, e de forma geral, todos os presente entenderam a necessidade de também constar do projeto o asfaltamento de até 1.200,00m além da atual entrada da UFGD e UEMS defronte ao aeroporto a fim de preservar do pó da estrada do Aeroporto à Rodovia Dourados/Ponta Porã, os laboratórios e equipamentos da UEMS. Além disso, que se peça ao Município estudos sobre o acesso à cidade de Dourados no retorno do Aeroporto, UFGD, UEMS, Exército e Picadinha, devido ao fluxo em horário de pico, em especial pela atual Rua Monte Alegre. Discutiu-se sobre a necessidade de informar à população de que o movimento de revitalização da Av. Guaicurus é de toda a sociedade, e não de classes políticas ou de determinadas pessoas, a fim de se ter maior adesão da população em geral.
O Presidente da 4ª Subseção da OAB/MS solicitou a possibilidade, dentre os membros da Comissão, de abrir um blog, contando a história da Av. Guaicurus e a reivindicação de melhoria da mesma, constando todas as pessoas do Cerrito, Picadinha e outras, e realizar divulgação de que o movimento é da sociedade em geral, com textos, fotos, etc., e ao final se fazer um impresso tipo book para manter nas bibliotecas locais, Câmara Municipal, OAB, Prefeitura e Universidades, além de outros possíveis locais, inclusive em espaço específico à beira da Av. Guaicurus, servindo de informativo histórico a todos.
Ficou convencionado que se marque reunião com o Prefeito com a participação dos presentes e mais um representante do Exército. A reunião servirá para reforçar apoio à idéia e para informar sobre o andamento das conversações, em especial por que caberia ao Município o encargo de desapropriar áreas à margem da Av. Guaicurus para possibilitar espaço suficiente às obras presentes e futuras, conforme feito na Perimetral, podendo a Comissão fazer movimento com os proprietários das áreas pela doação dos espaços, haja vista a grande valorização futura de suas áreas após a implantação da nova Av. Guaicurus.