terça-feira, 27 de abril de 2010

Dourados tem lei geral, que incentiva setor produtivo







Dourados tem lei geral, que incentiva setor produtivo


Uma solenidade bastante concorrida marcou o lançamento, na noite de segunda-feira, dia 26 abril, uma série de ações voltadas para o desenvolvimento do setor industrial de Dourados. Os projetos e medidas de incentivo à indústria reúnem a Prefeitura de Dourados, a Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), o Sebrae, o Sesi, o Senai e o IEL (Instituto Euvaldo Lodi).

Entre as ações apresentadas está o Projeto Indústria Ativa Dourados, um programa de incentivo ao micro, pequeno, médio e grande empresário desenvolvido pela Fiems, que tem como parceria a Prefeitura de Dourados. Além de incentivos fiscais com a adoção de políticas diferenciadas que partem principalmente das prefeituras, o projeto prevê a facilitação de linhas de crédito aos empreendedores.

O lançamento do Ativa Dourados e das demais ações, no Pavilhão de Eventos da Unigran, reuniu as mais importantes personalidades políticas e empresariais de Mato Grosso do Sul, como o governador André Puccinelli(PMDB), o prefeito Ari Artuzi, prefeitos de cidades da região, deputados federais e estaduais, além de vereadores e autoridades civis e militares. Além do presidente da Fiems, Sérgio Longen, também participaram o presidente do conselho executivo do Sebrae MS, Luiz Cláudio Sabedotti Fornari, e Cláudio George Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae.

Com previsão de investimento da ordem de R$ 32,5 milhões, os programas que começam a ser efetivados no município vão dar apoio financeiro e logístico aos empresários, com a proposta de atrair um número cada vez maior de indústrias, além de estruturar os setores produtivos e qualificar mão-de-obra.

Esse modelo de empreendedorismo já é adotado em Campo Grande e em Três Lagoas e agora passa a ser realidade também em Dourados, como explicou o presidente da Fiems, Sérgio Longen.

Segundo ele, a finalidade é unir a iniciativa privada ao poder público, fazendo com que essas ações sejam regionalizadas às chamadas cidades-polo, como é o caso de Dourados, que possui um grande potencial econômico ainda a ser explorado.



Indústria Têxtil

O novo programa de investimento ao setor industrial de Dourados irá ajudar a materializar também um dos maiores projetos de incentivo e ampliação do setor da confecção, que é o Polo de Produção da Indústria Têxtil.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Maurício Peralta, esse suporte é fundamental para que Dourados disponha de arranjo produtivo local e que melhore em todos os aspetos, não somente atraindo novos empreendimentos, mas também qualificando a mão-de-obra para gerar mais empregos e consequentemente chegar a índices econômicos cada vez mais elevados.

Peralta informou ainda que o polo, que já conta com três núcleos divididos entre os bairros Izidro Pedroso, Campo Dourado e BNH 4º Plano – esse último inclusive com micro e pequenas empresas já em funcionamento – tem previsão de abrigar pelo menos cem empreendimentos e gerar milhares de empregos diretos.

Desenvolvido em parceria com o Sinvesul (Sindicato das Empresas de Vestuário da Região Conesul) e apoiado pelo Sebrae e pela Fiems, o projeto do Polo Industrial foi incluído no Programa de Incentivo ao Desenvolvimento (PID) de Dourados.

Conforme destacou o prefeito Ari Artuzi, o projeto busca auxiliar o micro e o pequeno empresário, dando todo o apoio necessário com a isenção de aluguel, água e luz, por um período até que ele possa “caminhar com as próprias pernas”.

“Vamos ajudar o micro, o pequeno empresário, mas não estamos deixando de apoiar também os grandes. Com essa parceria do Sebrae, da Fiems, do Senac, de tantos outros órgãos e da classe política representada pelo governador André e pelo vice-governador Murilo Zauith, vamos trazer progresso e desenvolvimento para Dourados”, ressaltou Artuzi.



Lei de incentivo

No lançamento do Ativa Dourados, também foi assinada a Lei de Incentivo à Micro e Pequena Empresa, chamada “Lei Geral”, elaborada pela prefeitura em parceria com o Sebrae e apoio ativo da Câmara de Vereadores. Foi apresentado ainda o projeto do estande da Prefeitura de Dourados que será instalado na Expo MS 2010. No encerramento da solenidade aconteceu um desfile mostrando a variedade do vestuário confeccionado em Dourados e que faz parte do projeto do Polo Industrial de Produção Têxtil. Essa é mais uma oportunidade pqara atuação dos advogados de Dourados.