quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ciclo de Debate realizado em Dourados

A Primeira Etapa do Ciclo de Debate sobre Judiciário em Dourados aconteceu nesta quarta-feira, dia 14 de abril de 2010, mobilizando advogados de diferentes áreas de atuação do direito, na discussão sobre o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, polícias (estadual e federal), cartórios e Receita Federal.A intenção é diagnosticar as dificuldades enfrentadas pela advocacia no Estado e, ao mesmo tempo, buscar alternativas que sejam eficazes na solução dos problemas levantados.

A OAB-MS quer, também, estreitar os canais de comunicação com os profissionais que exercem a advocacia em cada Subseção e com os segmentos que compõem o sistema. Os dados levantados nas comarcas servirão de subsídios para um encontro estadual de advogados, que está sendo preparado pela Seccional e com previsão para ocorrer no mês de maio/2010.


Em Dourados, o debate foi coordenado pelo Presidente Cesar Augusto Rasllan Câmara. Os pontos levantados são relacionados ao aparelhamento dos foruns para oferecer condições melhores de trabalho e conforto na espera de audiências, julgamento diferente ao o mesmo tipo de causa, intervalo pequeno entre uma audiência e outros, condenação de honorário com valor irrisório, digitalizar todos os processos e outros.

O evento serviu também para reforçar os pontos fortes da justiça de Mato Grosso do Sul, que merece elogio. Eles a disponibilidade de informação acessível através do site. A Secretária-geral da Seccional da OAB/MS, Raquel de Paula Magrini, espera receber ainda sugestões dos advogados para elaborar um documento com a radiografia do Poder Judiciário do Mato Grosso do Sul.

Uma segunda fase do debate deve acontecer em breve em Dourados em data ainda a ser definida pela diretoria.