sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

NOTA PÚBLICA DE APOIO


  
                                      A Ordem dos Advogados do Brasil, além de sua função institucional de agir em favor da advocacia nacional, também é dotada legalmente da função de defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social (Lei Ordinária Federal nº 8.906/94, artigo 44, inciso I, 1ª parte).
                                      Sabe-se que dentre os direitos fundamentais atribuídos pela Constituição Federal de 1988, encontra-se o direito das pessoas de se reunirem em locais abertos ao público, de livremente manifestar seus pensamentos, exercer suas profissões e se associarem, conforme artigo 5º, incisos IV, XIII, XVI e XVII da Carta Magna.
                                      Assim, diante desta expressa previsão legal, o Conselho da 4ª Subseção da OAB/MS – Dourados vem demonstrar seu apoio ao Movimento dos Caminhoneiros contra o aumento do preço do combustível diesel, cujas manifestações estão ocorrendo atualmente em todo âmbito nacional.
                                      Igualmente, grande parte da sociedade também tem ratificado apoio ao referido movimento, pois se tem por fundamento os injustificáveis aumentos nos preços dos combustíveis nas últimas semanas, não apenas sobre o diesel, mas também sobre a gasolina e o etanol.
                                      No geral, embora se tenha ciência de que as manifestações nas rodovias possam causar leves e momentâneos desconfortos para parte da população – tal como o atraso no reabastecimento de alguns produtos e uma redução no fluxo do trânsito nas vias –, certamente as consequências da manutenção do aumento do preço dos combustíveis irão refletir sobre a população em geral, já que tal aumento resultará em um nefasto efeito cascata, sendo que até aqueles que não possuem veículo automotor e não são atingidos inicialmente com o aumento dos combustíveis, serão posteriormente afetados pelo aumento do custo das mercadorias, já que no Brasil estas são transportadas principalmente por rodovias, ficando relegado para segundo plano os transportes fluvial e ferroviário.
                                      De se observar, ainda, que o também leva o Conselho da 4ª Subseção da OAB/MS – Dourados a manifestar seu apoio ao referido movimento é que, até então, tem-se observado que as manifestações se mostram ordeiras, dentro dos limites razoáveis e aceitáveis.
                                      Por fim, é de se ressaltar que se mostra legítima a atitude do Governo de tentar desarticular a manifestação através de medidas judiciais, pois também é um direito constitucional garantido a todos o livre acesso ao Poder Judiciário (artigo 5º, inciso XXXV da Lei Fundamental) –, entretanto desde já a 4ª Subseção da OAB/MS – Dourados condena qualquer recriminação ou ato que, com violência ou ilegalidade, procure pôr fim às manifestações do movimento.

                                      Dourados/MS, 27 de Fevereiro de 2.014.


FELIPE CAZUO AZUMA

Presidente da 4ª Subseção da OAB/MS - Dourados

4ª Subseção da OAB-MS por meio das Comissões promove palestra sobre ''Criminal Compliance''






   Na noite de quinta-feira (26) aconteceu a palestra sobre "Criminal Compliance" a Nova Lei Anticorrupção e o seu impacto nas atividades empresariais, o palestrante da noite foi o Dr. Francisco Monteiro Rocha Jr, Advogado militante em Curitiba e Professor da UFPR tendo como presidente da mesa o Advogado Márcio Widal, diretor da ESA-MS, e como debatedores o Juiz César de Souza Lima e o Promotor de Justiça João Linhares Júnior. 
    A palestra foi promovida pela 4ª Subseção da OAB-MS por meio das Comissões da Moralidade e Defesa do Patrimônio Público, de Empresarial e Tributário, do Advogado Criminal e de Cursos Jurídicos em parceria com a ESA-MS
    O auditório da 4ª Subseção ficou lotado de profissionais e acadêmicos de direito. 

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

OAB de Dourados promove importante palestra sobre tema recente em matéria de corrupção




Nesta quinta feira (26/02) às 19h a OAB de Dourados vai promover a palestra “Criminal Compliance, a Nova lei Anticorrupção e o seu Impacto nas Atividades Empresariais”
A partir da recente edição da lei anticorrupção (12.846/2013), as empresas passam a ser responsáveis, por todos os atos ilícitos praticados por quaisquer de seus funcionários e colaboradores, nas relações com o Estado (governo federal, estadual e municipal) tais como corrupção, licitação combinada, prorrogações indevidas de contratos, entre outros atos, independentemente do conhecimento de seus sócios e gestores.
A responsabilidade poderá ser diminuída ou afastada, caso a empresa demonstre ter adotado um programa de compliance, ou seja, “mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e a aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta”, como estabelece o próprio inc. VIII do art. 7º dessa nova Lei. No que consistem os programas de compliance? Como implementá-los? Quais são as outras novidades trazidas pela lei? Há experiência internacional na aplicação dessas leis?
Esses, dentre outros, serão os pontos abordados pela palestra pelo advogado criminalista e professor Francisco Monteiro Rocha Jr, mestre e doutor em Direito pela UFPR, Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico, Professor Substituto de Direito Penal da Universidade Federal do Paraná.
A palestra será realizada pela OAB/Dourados pelas Comissões de Cursos Jurídicos, Empresarial e Tributário Defesa, Moralidade do Patrimônio Público, Advogado Criminal em parceria com a ESA – Escola Superior da Advocacia da OAB/MS, dia 26 de fevereiro, ás 19h. O local auditório da 4ª Subseção de Dourados que fica à Rua Onofre Pereira de Matos, 1712, Centro. 


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

OAB/MS 4ª Subseção entrega carteira para novos advogados




Nesta sexta-feira (20) a 4ª Subseção da OAB/MS, em solenidade, entregou a carteira de registro profissional para vários advogados. Na ocasião, os profissionais fizeram o juramento e receberam a carteira que os tornam aptos a exercerem a advocacia.
Os advogados que receberam a carteira foram: Anderson Stuart Martins Ramos de Brito, Antonio Carlos Sotolani, Bianca PalhanoIshy de Matos, Carolina Cavalli de Aguiar Filgueiras, Débora Hidalgo de Moraes, Elvis Fernandes Ferreira Lima, Heitor do Prado Vendruscolo, Helder Guimarães Mariano, Letícia GabbiattiMeneghetti, Luana Carlos Fraga, Tânia Maria Candil, Tatiana Ribeiro Moreno e estagiário Josias Carmona.
Os novos advogados foram recepcionados com as boas vindas pelo Presidente da OAB 4ª Subseção da Dr. Felipe CazuoAzuma, membros da Diretoria – Vice- Presidente Dra. Edna Regina Alvarenga Bonelli - Orlando Ducci Presidente Comissão Novo Advogado – Dr. AffeifeHaaj Conselheiro Federal – Robson Orlei Azambuja Carneiro Conselheiro da Subseção – Marcio Fortini Conselheiro Estadual – Dr. José André Rocha de Moraes Presidente da OAB Ivinhema. A turma teve como paraninfa Marli Oliveira e Cristine Albanez Ricci como cerimonialista.
No encerramento da solenidade o presidente Felipe CazuaAzuma, deixou como fonte de inspiração para os novos advogados o poema Recomeçar de Carlos Drummond de Andrade:

RECOMEÇAR
Hoje é um bom dia para começar novos desafios.
Onde você quer chegar?
ir alto...sonhe alto
queira o melhor do melhor...
pensando assim trazemos pra nós aquilo que desejamos...
se pensarmos pequeno coisas pequenas teremos...
já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo
melhor, o melhor vai se instalar em nossa vida.
porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Posse de novos membros da Comissão do Advogado Criminalista




  Nesta sexta-feira (13) o Presidente da OAB/MS 4ª Subseção Dr. Felipe Cazuo Azuma, nomeou e deu posse a novos membros da COMISSÃO DO ADVOGADO CRIMINALISTA, presidida pelo Advogado Fernando Bonfim Duque Estrada.
  O presidente Felipe Azuma, deu as boas vindas aos novos membros e disse que “é na advocacia criminal onde se sente mais as violações das prerrogativas, por isso, uma comissão forte poderá ajudar muito a Ordem na defesa dos advogados”
  Os novos membros foram recepcionados também pela Vice Presidente Edna Bonelli e pelos demais diretores e membros que já faziam parte da Comissão, Drs. Wagner Perez Sana, Mara Goulart, Delni Melo, Cleiton Theodoro e Felipe Torquato Melo, além do presidente da Comissão que também deu as boas vindas aos novos membros.
  Foram empossados os advogados Luan Henrique Machado Antunes, Rafael Acosta Aguiar, Marcos Aparecido Santos Silva, Vitor Estevão Benitez Peralta, Rubens Dariu Saldivar Cabral, Diogo Felliphe da Silva Maluf Ferreira, Lucas Diniz Medeiros, Edson Alves do Bonfim, Daniani Soletti Bertol, Angelo Magno Lins do Nascimento, Wilgner Vargas de Oliveira, Karine dos Santos Wiederkehr, Michella Fernanda Matos Bueno, Raianni Caroline Almeida Passos, Any Karoline.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Plano de Valorização do Jovem Advogado é lançado em Dourados




Dourados recebeu o lançamento do Plano de Valorização do Jovem Advogado na noite dessa quarta-feira (11). O programa contempla ações em favor dos profissionais em início de carreira e já está em andamento. O ato aconteceu na sede da Subseção e contou com a participação da diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS), da Subseção e dos conselheiros estaduais.
Liderado pelo Conselho Federal da OAB, o projeto será lançado em todas as Seccionais do País. Em Campo Grande, o Plano foi lançado na terça-feira, ocasião em que foi anunciado pelo presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, a criação do Conselho Jovem, que reunirá 32 jovens conselheiros titulares e 32 suplentes. “É uma instância criada para fomentar o debate em torno das demandas mais urgentes para os novos advogados”, explica. Os temas discutidos no Conselho Jovem serão levados para análise do Conselho Estadual. “Essa inovação dá voz aos jovens profissionais, permitindo a ampla participação deles nas ações corporativas e institucionais da OAB/MS”, ressalta.
O Conselho Jovem é apenas uma das ações previstas no Plano de Valorização do Jovem Advogado. A iniciativa, liderada pelo Conselho Federal da OAB, tem o objetivo de institucionalizar ações e projetos em favor do novo advogado, transformando a valorização dos profissionais em políticas permanentes. Diversas ações já terão início imediato, dentre elas, o Diagnóstico do Novo Advogado (DNA), que consiste em um levantamento dos principais problemas enfrentados pelos jovens profissionais no mercado sul-mato-grossense.
As ações incluem ainda a implementação do piso salarial por meio de Lei Estadual, curso preparatório para o exercício da advocacia, curso de formação de palestrantes, projeto de inserção no mercado de trabalho e uma ouvidoria. Eduardo Brandão, presidente da Comissão e membro consultor da Comissão Nacional de Apoio ao Advogado em Início de Carreira, comemorou a instituição. “Somos o presente e o futuro da advocacia. As ações que efetivamos hoje resultarão em avanços na prática advocatícia”, defendeu Brandão.
Os jovens advogados contarão também com o Manual do Novo Advogado, com orientações sobre a prática jurídica. Elaborada pelos membros da Comissão do Novo Advogado, a cartilha, impressa por meio de uma parceria com a Promad, será distribuída gratuitamente para todos os 4500 advogados do Estado. Em formato digital, o Manual já pode ser consultado no site da OAB/MS.
Acompanharam o lançamento do Plano de Valorização do Jovem Advogado o secretário-geral, Lázaro José Gomes Júnior, o secretário-geral adjunto, Victor Jorge Matos e presidente da Subseção de Dourados, Felipe Cazuo Azuma, e os conselheiros estaduais da OAB/MS. A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS), Denise Tiosso e membros da Comissão do Novo Advogado e Acadêmico de Direito (CONAED) e da Comissão de Apoio ao Advogado Recém-Ingresso (CAARI) também estiveram presentes

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Reunião com Presidentes das Comissões da 4ª Subseção




Na sexta-feira próxima a passada (06.02) foi realizada a primeira reunião de 2015 com os Presidentes das Comissões da 4ª Subseção.

Na reunião foi falado das conquistas e do trabalho desenvolvido pelas Comissões da 4ª Subseção, durante os anos de 2013/2014. Os presidentes narraram parte dos trabalhos que fizeram.

O presidente da 4ª Subseção, Felipe Azuma, por sua vez, motivou os presentes a trabalharem ainda mais neste ano, que  é o último ano da gestão.

Na oportunidade foram nomeados como Coordenadores das Comissões a Vice Presidente da 4ª  Subseção Edna Bonelli e o Presidente da Comissão de Direitos Humanos Márcio Fortini que também  é Conselheiro Estadual da OAB/MS.

Dra. Edna Regina Bonelli ressaltou que ‘’A Coordenação das Comissões facilitará o trabalho das mesmas, pois objetiva dar apoio logístico aos eventos realizados, o controle quanto às datas de suas realizações para que não ocorra colisão entre os mesmo, e dará ainda maior publicidade aos trabalhos das Comissões dando-lhes assim maior visibilidade e consequentemente uma maior participação dos colegas. ’’

‘’ Objetivo de dinamizar e integrar as Comissões e respectivos membros, para que os eventos possam ser organizados em conjunto, quando possível, para que possa ter a participação do maior número de advogados’’, destaca o advogado Marcio Fortini sobre a Coordenação das Comissões.


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

OAB/MS lança Plano de Valorização do Jovem Advogado em Dourados




    Piso salarial, defesa das prerrogativas e capacitação profissional são apenas algumas das iniciativas previstas no Plano de Valorização do Jovem Advogado, direcionado aos profissionais sul-mato-grossenses com até cinco anos de atuação. A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), por meio de uma ação conjunta com o Conselho Federal e Seccionais de todo o Brasil, fará o lançamento do projeto em Dourados nesta quarta-feira (11), às 18h30, na sede da Subseção.
   “O Plano vem como um estímulo aos advogados recém-formados ou em início de carreira. Nossa expectativa é que estes profissionais se sintam motivados, e principalmente, amparados, com gana de investirem na carreira advocatícia”, destaca o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues. O lançamento do Plano em âmbito estadual acontece no dia 10 de fevereiro, no Plenário da OAB/MS, às 18h30.
    O Plano de Valorização do Jovem Advogado engloba ainda outras ações, como o estabelecimento de um canal aberto com os profissionais, lançamento do Manual do Jovem Advogado, fortalecimento do Ensino Jurídico e orientações sobre a adesão das sociedades no Supersimples. Está previsto também a realização de um levantamento para constatar a realidade do jovem advogado sul-mato-grossense.
  Conferência Nacional – O Plano contempla ainda a participação de uma delegação sul-mato-grossense na I Conferência Nacional do Jovem Advogado, que acontecerá entre 19 e 20 de março de 2015, em Porto Seguro (BA). O tema da primeira edição do evento será “Empreendedorismo Jurídico e Cidadania”. O objetivo é debater as demandas e expectativas dos advogados em início de carreira, bem como orientá-los, ouvi-los e prepará-los para o mercado de trabalho. “Vamos priorizar uma participação expressiva dos jovens advogados de MS neste evento”, ressaltou Júlio Cesar.

   O Plano de Valorização do Jovem Advogado será realizado na sede da Subseção de Dourados no dia 11 de fevereiro, às 18h30. Após a apresentação, haverá um happy hour com os advogados. A Subseção de Dourados fica à Rua Onofre Pereira de Matos, 1712, Centro.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Primeira Reunião do Conselho no ano 2015.




Nesta terça-feira (02) aconteceu na sede da 4ª Subseção a primeira reunião do Conselho no ano.
Feita a prestação de contas pela Diretora Tesoureira, foi passado para o Conselho sobre a situação do projeto de reforma e ampliação da sede da Subseção, foi relembrando alguns projetos já propostos e foi tratado de algumas matérias administrativas/institucionais.
Um dos temas que foi aprovado pelo Conselho é que se oficie à Prefeitura de Dourados, solicitando vagas de estacionamento para os advogados nas proximidades do Fórum da Justiça Estadual.
Participaram da reunião, além do Presidente, Felipe Azuma,  a Vice Presidente Edna Regina Alvarenga Bonelli,  o Secretário Geral, Joderly Dias do Prado Junior, a  Tesoureira Daniely Heloise Toledo, bem como os Conselheiros, Ewerton Araujo de Brito, Cristina Aguiar Santana Moreira, Ismael Ventura Barbosa, João Alves dos Santos, Virgílio José Bertelli e o Membro Honorário Vitalício, Gervasio Scheid. Também esteve presente o Conselheiro Estadual Wander Medeiros.